top of page

HETALIA

os conflitos políticos e armados que ocorrem ao redor do mundo por toda a história pode até ser um assunto que você acha meio chato nas aulas da escola, mas eu tenho certeza que vai adorar todo o carisma dos países, transformados em gente, que vai encontrar por aqui!

pngegg.png

E ai seus matadores de aulas de história, como cês tão? dessa vez eu vou fazer seu professor do colégio não gastar todo o salário dele em terapia, depois de ficar abismado com o baixo desempenho dos alunos nas provas.

 

Ta a fim de ver um monte de países antropomorfizados, aprender sobre alguns períodos da história e ainda dar umas risadas? Bora ali ver Hetalia (eu juro que não tem nada +18 por aqui, mesmo com esse nome meio estranho!)

Antes de começar a falar sobre os períodos históricos que o anime aborda, vamos conversar um pouquinho sobre ele. Ao contrário da grande maioria das adaptações em animação que vem do Japão, sendo oriundas dos mangás, esse aqui surgiu de uma Web-Comic, que viria a ter um lançamento físico depois de obter algum sucesso, e só aí iria ganhar a sua versão animada.

 

Outra coisa que você pode achar um pouco diferente é a duração dos episódios, que têm todos em torno de 5 minutos apenas, fazendo com que a série tenha um ritmo frenético, então é bem comum dar uma pausada pra ler a legenda em momentos com muitas falas! 

Agora vou deixar de enrolação!! Hetalia se divide em 6 temporadas, sendo 2 delas sob o nome Hetalia: Axis Powers, outras duas temporadas chamadas Hetalia: World Series, a quinta temporada conhecida como Hetalia: Beautiful World e por fim  Hetalia: The World Twinkle.

Os principais personagens da obra são seguintes: Itália (que ta aqui do lado na imagem), Alemanha, Japão, América (Estados Unidos), França, Inglaterra e Rússia, mas outros países aparecem de maneira mais esporádica!!

 

E okay okay, eu sei que você deve tá pensando porque diabos eu vou perder meu precioso tempo vendo algo assim. Bom, vamos lá!! Vou te contar um pouquinho sobre o primeiro episódio da série, e depois dar ótimos exemplos de como ao longo dela vários momentos da história são contados através de interações bizarras e de um humor… digamos que de qualidade duvidosa.

ANTES QUE EU LEVE UM XINGAMENTO OU DIGAM QUE ALGUMA COISA AQUI É FAKE NEWS!!!

 

O anime é claramente uma SÁTIRA, que usa de situações esdrúxulas, exageros e cenários hipotéticos para se fazer entender melhor e conseguir passar sua mensagem, claro que as coisas não são exatamente como mostrado aqui (acho que o simples fato de serem países personificados deveria ser o suficiente, mas eu nunca duvido da incapacidade da internet interpretar as coisas), mas a ideia central e os paralelos estão aí!

O primeiro episódio começa com algo que simula uma reunião da ONU (Organização das Nações Unidas), e a primeira pessoa que toma a frente e começa a falar é o Estados Unidos, todo querendo ser o protagonista da coisa toda, parecer mais importante e tendo idéias um tanto idiotas pra resolver problemas sérios, como por exemplo CRIAR UM SUPER HERÓI PRA ACABAR COM O AQUECIMENTO GLOBAL! Infelizmente isso é mais condizente com a realidade do que eu gostaria viu?

Prontamente o Japão levanta a mão e concorda com a ideia (o que as sanções políticas/mercadológicas pós segunda guerra mundial não fazem né?),na sequência, a Suíça (uma querida, sério, eu adoro as aparições dela!) vem e chama o coitado do país nipônico de puxa saco na maior cara de pau. Depois disso a Inglaterra, sendo chato e fazendo jus a fama dos ingleses, diz que aquela idéia é estapafúrdia, impraticável e tudo mais (é, dessa vez o britânico tá certo, retiro o que eu disse, ele é um reizinho incompreendido), e logo após a fala da Inglaterra, a França entra e diz que tá tudo errado, que não concorda e que a idéia do britânico é terrível, então alguém vem e pergunta se eles concordam com o Estados Unidos, até que a França diz que também não, mas que ela só é "do contra" mesmo (sério, ela praticamente diz “na dúvida a Inglaterra tá errada”).

 

Até depois disso mostram alguns países cobrando uma posição da Rússia, e a resposta dela é basicamente “vocês que se virem ai, vou ficar quieto porque não quero ninguém me enchendo o saco e se metendo nos meus assuntos depois”, eeer bom… basta ver como tem sido o posicionamento da Rússia nos assuntos relacionados a guerra com a Ucrânia, que é basicamente essa, não dá pitaco no meu quintal que fica tudo certo. Essa questão da Rússia até ganha outra camada, já que Polônia e Estônia chegaram a ganhar combates contra ela após a Segunda Guerra Mundial, e por isso são personagens que fazem esse contraponto neste momento.

Após essa sequência, Alemanha dá um tapa moral na mesa e tenta organizar tudo de maneira mais séria e acabar toda a várzea que já tava acontecendo ali, já que atualmente esse é um dos países mais fortes politicamente falando em toda a Europa. 

Agora a gente é transportado pra outro cenário, nada de homens engravatados em uma sala de reuniões debatendo o futuro da humanidade, nesse momento tudo que vemos é o Vovô Roma (é o Império Romano já é avô por aqui!!), com algumas crianças, sendo a mais importante delas nesse momento a Itália, que foi o país que carregou a maior parte da herança do antigo Império Romano.

 

outras nações mais velhas já existiam e participavam da interação, como a França por exemplo, mas quem tinha os maiores olhos para pequena Itália era o Sacro Império Romano Germanico (alemanha) que foi quem mais tentou reconstruir o antigo Império Romano, então faz todo o sentido que esse personagem tente “unir forças” com a Itália. 

Essa relação entre os três países acontece no anime porque após a morte de Luís, O Piedoso, uma grande região foi dividida entre seus filhos, sendo eles Carlos, Lotário e Luís, que compreendem hoje pela região da Itália, França e Alemanha, respectivamente, e toda essa relação acaba sendo mostrada de maneira bem humorada mas muito bem pensada e construída em fatos históricos também!

Isso tudo aqui foi só o primeiro episódio do anime, que conta com duas temporadas mais focada nos personagens do Eixo (grupo composto por Japão, Alemanha e Itália), duas mais globalizadas, com participação de mais países ao redor do mundo, e outras duas com histórias mais curiosas envolvendo interações entre os países! 

O que quero dizer é que Hetalia consegue ser uma boa maneira, principalmente pra quem ainda ta no colégio, de aprender, e muito, sobre história e geopolítica. O senso de humor do anime pode ser completamente Non-Sense a primeira vista, mas as piadas, ironias e até mesmo personalidade de cada país representado é completamente embasada na trajetória dessas nações na vida real (eu juro que tem um episódio que a Rússia convida um país que tá brigando com ela pra fazer uma visita no inverno, e isso é genial!!!).

 

Se quiser saber sobre mais causos históricos e dar ótimas risadas, Hetalia é uma ÓTIMA opção, de verdade, ainda mais se você tiver o senso de humor questionável igual ao  meu!

 

Agora, pelo menos vai poder dizer para o seu professor do colégio que você foi dormir tarde e por isso tá cochilando na sala de aula porque tava revisando a matéria do dia anterior né não? Mas pelo amor de Deus, moleque, vê se estuda e passa de ano porque eu não tô a fim de receber emails de diretores de escolas revoltados comigo viu? 

imagem_2024-09-17_132933119_edited.png

BOM, ESSE É O MEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO.

OBRIGADO POR ME ACOMPANHAR ATÉ AQUI! 

qUEM SABE VOCÊ NÃO POSSA VER MAIS DO MEU TRABALHO NO FUTURO!

bottom of page