
anos 90
E ai seus usuários de discman, como cês tão? Tudo bom? Os anos 90 trouxeram alguns dos animes que fizeram mais sucesso no Brasil, e eu tenho certeza que vocês deixavam o computador ligado durante a madrugada aproveitando a internet mais barata pra baixar as músicas de abertura pra gravar naquele seu CD virgem não é mesmo?
Dessa vez como tem muita coisa eu não vou falar sobre cada uma, vai ser um caminhão de músicas uma atrás da outra se não a gente ia ficar uma semana por aqui!
Quero começar com uma que foi uma lenda urbana pra mim durante muito tempo, a abertura de Cryon Shin-Chan foi a única coisa que lembrava do anime durante muitos anos. Lembro de ter visto na infância, bem pequeno mesmo, e não conseguia lembrar que desenho animado era esse, até que, do nada, a TV estava ligada enquanto eu fazia algo em outra parte da casa e a abertura começa a tocar na televisão e BOOOOOM, MEMÓRIAS DESBLOQUEADAS. diga-se de passagem, eu não tenho maturidade até hoje pra ver a dança da bundinha, sério.
Essa aqui é pra você garota esotérica que pediu um baralho de tarot pra sua mãe quando era criança por causa de Sakura Card Captors, uma abertura romantiquinha, super fofa e que não dá pra apagar da cabeça, você pode até esquecer ela, mas no momento que começar a ouvir “eu só quero, e espero, ter pra sempre, você junto a mim”, tenho certeza que vai se lembrar da letra inteira. E se você achava essa aqui fofa quando criança, eu tenho certeza que você escuta Jão ou Taylor Swift e sofre por amor (isso aqui não foi uma auto-exposição…)


Lembra que na última vez que conversamos sobre aberturas de anime comentei que não falaria sobre Dragon Ball GT? É claro que essa abertura é um ícone dentre as versões feitas pro Brasil, era previsível a presença dela mas é nesse momento que vocês vão se impressionar com a lista, porque a versão dos nosso irmãos de língua, os portugueses, entregaram uma pérola, e fica pra vocês entenderem o que quero dizer com isso, mas eu nunca vou esquecer essa versão.
Yu Yu Hakusho é sempre lembrado pela sua ótima adaptação de texto, com diversas expressões do nosso cotidiano (na época é claro), como rapadura é doce mas não é mole não ou entrou na área derrubou é pênalti, mas a música de abertura do anime também é impecável e memorável, ou vai dizer que você nunca gritou no fim da música ARIGATOO GOZAIIIIIIIIIMASU. Uma mini sessão para aqueles animes feitos pra te vender um brinquedão dahora que eu já falei um pouco aqui em outro material (eu não sei se esse texto já saiu, não faço ideia da ordem que eu vou publicar, mas qualquer coisa da uma procurada aqui no site).

Quem aí não lembra de Pokémon e da maldita abertura que grudou na cabeça de todo mundo com “pelo mundo viajareeeeei, tentando encontraaaaaaaar, um pokémon com o meu poder, tudo transformaaaaaaar”, e sério eu absolutamente AMO as aberturas desse anime, eu ainda sei quase todas elas de cabeça até hoje (oi hiperfoco, é você?).Eu sei que a primeira foi um marco grande pra todo mundo, mas queria deixar evidente aqui a minha verdadeira paixão entre as aberturas do começo da franquia.
A terceira abertura, que marca o início das aventuras de Ash Ketchum na região de Johto e eu falo com todo o carinho do mundo, eu canto tchururu tchu tchuru Pokémon Johto igual uma criancinha até hoje!A outra obra que te empurrava alguma coisa pra sua mãe ter que gastar dinheiro era Digimon, mas aqui é um tópico, NO MÍNIMO, sensível… Eu não posso ser injusto e dizer que a Angélica, com aquele chapéu que mirou na Sora e acertou no Seu madruga, não foi super marcante e que todos os adultos daquela época devem ter trauma de ouvir “Digimon, digitais, Digimons são campeões” (minha mãe está neste exato momento dizendo que eu to certo, e que ela não aguentava mais ouvir aquilo na época), mas sério, a versão nacional dessa música é péssima!
E não vou parar por aqui, eu não acredito no que eu estou prestes a falar mas a versão em PORTUGUÊS DE PORTUGAL É MUITO BOA! e sim eu sei que essa afirmação pode ser considerada crime em 87 países diferentes, mas cara ela é muito boa? E fica aqui pra quem quiser também a versão original japonesa, sério, nós do Brasil fomos muito maltratados com essa abertura.
Por fim, eu deixo aqui uma rápida menção honrosa ao anime do pirata que estica, Monkey D. Luffy, que deu o ar da graça em 1999, com We Are! sendo a primeira de vários clássicos que essa franquia entregaria.
Eu sei que não falei de todas as franquias que fizeram sucesso em terras tupiniquins em meio a várzea que eram os anos 90, mas essas foram as aberturas que mais marcaram a época para mim. Na próxima vez que falarmos dessas aberturas chegaremos aos anos 2000, podem ir preparando suas beyblades e seus espíritos shamanicos pro que está por vir.
Se quiser conferir uma playlist com todas as aberturas citadas é só clicar no botão aqui em baixo, e lembra que isso são apenas recoemndações e tem sim outras aberturas muito boas nos anos 90!
