
anos 80
E aí meu povo que acordava cedo pra ver TV Globinho (Fátima Bernardes eu nunca vou te perdoar por ter criado o Encontro), tudo bem com vocês? Então, hoje começa aqui uma série de publicações interessantes, em que vamos falar um pouquinho sobre as músicas de abertura que mais marcaram essa indústria, começando lá nos anos 80 até chegarmos nos anos 2000!
E antes que vocês me encham o saco falando que não vou comentar sobre o seu anime favorito da temporada, vale lembrar que em 2024 nós estamos ainda na metade da década e por isso seria um pouco injusto comparar com as anteriores e sobre os anos 2010, eu não tenho nostalgia por essas séries, já vi elas um pouco maiorzinho e no fim das contas o site é meu eu faço o que eu quiser!
quero deixar claro que isso aqui é feito baseado no que eu pude perceber vivendo algumas dessas épocas, em outras é exclusivamente a MINHA OPINIÃO (o Gaveta, do Canal Gaveta estaria orgulhoso de mim agora), e tá tudo bem discordar, já diria aquela frase feita né opinião é que nem … não, deixa pra lá. Bora começar essa lista!
A gente não pode começar essa conversa sobre aberturas marcantes sem falar de Dragon Ball, mas o original, com o Gokuzinho ainda (hehe), mas antes de falar daquela que mais me marcou , você sabia que existem DUAS versões? É, eu só descobri isso pelo menos 10 anos depois de assistir Dragon Ball pela primeira vez ( eu sou de 1997 gente, não to tão acabado assim ainda), o que mais me encanta nessa abertura é como ela consegue ser coesa do começo ao fim e passar completamente a energia da série. E se a opening que você conhece não começa com “vamos conquistar as esferas do dragão” você teve a infância errada, volta e vive de novo!!!!!!


A continuação da série, Dragon Ball Z também começou nos anos 80, no último ano da década? Sim, mas ainda é uma animação oitentista. As duas aberturas que tivemos no Brasil podem não passar uma energia tão exata da série quanto a do clássico, aquilo ali foi o match perfeito, mas pra compensar nós fomos agraciados com Cha-la Head Cha-la, que eu tenho certeza que toda criança não fazia ideia do que ele falava. Outra parte que ninguém consegue esquecer são aquelas veias surgindo com o braço se materializando fazendo uma explosão de energia, além disso a gente ainda recebeu o spoiler do Super Sayajin no fim dela.
Se a primeira já fosse não suficiente, eu tenho certeza que todo mundo já ouviu “posso pressentir, o perigo e o caos turututuuu turu”, mesmo sendo um anime de lutinha, eu digo que essa abertura foi a primeira me fez pensar na letra dela, ainda muito pivetinho. Sim, eu não falei de GT porque ele só foi dar as caras la em 96, mas pode ter certeza que eu tenho fortes comentários a fazer sobre, fica aqui o meu abraço pros nossos irmãos lusitanos inclusive!
Sabe que outro clássico também surgiu nos anos 80? Cavaleiros do Zodíaco, e você pode não gostar da animação, mas a música é incrível! Acho que quando uma abertura de anime faz o público do Rock in Rio pedir pro intérprete cantar ela a gente não precisa mais debater se ela fez ou não sucesso. Além disso, quem não fazia o efeito sonoro da armadura do Seiya encaixando no corpo com a boca?
Mas essa não é a única abertura de CDZ que vale destaque, e o meu eu do passado ficaria muito triste se eu deixasse de citar a música de A Saga de Hades: Santuário. Quando fui assistir novamente na adolescência e ouvi isso no ápice da dramaticidade da vida de um ser humano lembro de chorar fortemente com isso aqui, sério, é incrível!
As últimas duas aberturas que me marcaram muito vinda dos anos oitenta talvez não sejam tão lembradas quanto as anteriores, mas valos lá.
Quem aí já ouviu falar de shurato? As armaduras eram lindas, e as cenas eram muito bem animadas mesmo pra época, PORÉEMMMMMM, isso aqui é o puro suco dos anos 80 em forma de abertura de anime, talvez seja a mais datada delas, mas ainda sim tem um lugarzinho no meu coração.


Por fim, mas não menos importante, um anime que digo, sem exageros, que REVOLUCIONOU O FUTEBOL NO JAPÃO, a quantidade de jogador que começou a praticar o esporte por causa de Captain Tsubasa, conhecido aqui no Brasil como Super Campeões, também influenciou alguns nerrdolinhas a irem jogar bola. e tá tudo bem, você pode admitir que chutava sua bola de leite com força pra ver ela distorcer igual acontecia no anime. É lindo, é nostálgico, é infantil na medida certa, um verdadeiro shot de nostalgia.
apesar de ter consumido muita coisa, eu não fui uma criança dos anos 80, então talvez o começo dessa série não tenha sido tão legal, mas não desiste de mim, a década de 90 tá chegando e com ela tem muita coisa boa (e terríveis também) vindo pela frente.
Se quiser conferir uma playlist com todas as aberturas citadas é só clicar no botão aqui em baixo, e lembra que isso são apenas recoemndações e tem sim outras aberturas muito boas nos anos 80!